Blog

Saiba quais são as causas, sintomas e possíveis tratamentos da osteoartrite de joelho

Foto focada no joelho de uma pessoa sentada. Ela está com as mãos sobre o joelho e usa roupa azul.
A osteoartrite de joelho é uma doença articular degenerativa | Foto: Freepik

A osteoartrite de joelho ou artrose do joelho é caracterizada pelo desgaste da cartilagem

Primeiramente, o que é osteoartrite de joelho? De maneira resumida, osteoartrite é quando o tecido que fica nas extremidades dos ossos acaba se desgastando por algum motivo. A função deste tecido, também chamado de cartilagem, é proteger os ossos do atrito ao qual eles estão constantemente expostos. Quando esse desgaste começa a ocorrer, ele o faz de forma gradual, ou seja, ele vai acontecendo aos poucos. Essa condição é caracterizada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia como uma doença articular degenerativa.

Conforme essa deterioração vai se alastrando a pessoa portadora da condição começa a sentir fortes dores no local. Isso acontece pois os ossos não possuem mais toda aquela proteção dos tecidos e acabam por experimentar diversas situações de atrito entre si. Lembrando que, assim como o desgaste da cartilagem é progressivo, a intensidade das dores também é gradual. 

Osteoartrite de joelho

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo humano, pois é ele quem sustenta grande parte do peso corporal e mantém o equilíbrio e eficiência na movimentação da parte inferior. Ele é constituído por uma série de mecanismos organizados de modo a proporcionar segurança na sustentação e na marcha do indivíduo. Justamente por sua localização, o joelho acaba sofrendo muito com questões relacionadas à má distribuição de peso, excesso de peso corporal e lesões mecânicas resultantes de movimentos mal executados. 

Quando se fala em osteoartrite de joelho pode-se dizer que se trata do desgaste dos tecidos que compõem a cartilagem dessa articulação, deixando os ossos vulneráveis. Essa condição pode vir a causar fortes dores, assim como, dificuldade de movimentação e deformações no joelho a longo prazo. Uma das alterações ósseas provenientes dessa situação é o chamado “bico de papagaio”.

O bico de papagaio é um fenômeno que acontece com bastante frequência em pessoas portadores de osteoartrite de coluna, mas, também pode acontecer em alguns casos de osteoartrite de joelho. Trata-se de um crescimento ósseo além do que é considerado saudável, possivelmente, uma estratégia do organismo a fim de tentar impedir através de outros meios, o atrito doloroso entre os ossos desprovidos de cartilagens para amortecer o impacto.

Essa massa óssea adicional é chamada de osteófito, que é popularmente conhecido como bico de papagaio pelo seu formato ligeiramente curvo, como o bico dessa ave. Quando a osteoartrite atinge um estágio mais avançado, o indivíduo começa a sentir dificuldade em realizar atividades como estender e/ou dobrar a perna por conta da dor. 

Diagnóstico da osteoartrite de joelho

Na grande maioria das vezes o paciente só procura auxílio de um ortopedista quando começa a sentir muita dor e dificuldade para realizar tarefas básicas do cotidiano. Isso faz com que a condição já esteja ligeiramente avançada no momento do diagnóstico e início do tratamento. 

Foto focada nas pernas e joelhos de uma pessoa negra. Ela está com as mãos sobre o joelho, usa bermuda, tênis e meia.
A dor no joelho é o principal sinal da osteoartrite | Foto: Freepik

O processo de diagnóstico é feito através de um questionamento sobre o que o paciente vem sentindo e os momentos em que ele mais sente dor. Em seguida, é feito um exame físico a fim de identificar a localização e intensidade da dor. Para complementar o diagnóstico, pode ser solicitado um exame de imagem, como raio x ou tomografia computadorizada.

Causas da osteoartrite de joelho

Umas das grandes causas da osteoartrite de joelho, sendo também um importante fator de risco, é a obesidade. O excesso de peso corporal pode pressionar a articulação. Em função de sua localização nos membros inferiores, o joelho sofre muito com todo esse peso, pois tem de sustentá-lo.

Outra causa é o sedentarismo. A falta de exercícios físicos, especialmente, musculação, deixa a região em torno do joelho fraca, facilitando o desgaste articular. Além disso, a falta de movimentação do joelho em atividades corriqueiras, como caminhar, diminui a lubrificação da articulação também propiciando o desgaste desta. Por outro lado, os exercícios de alto impacto feitos sem supervisão também podem ser fatores importantes para o desenvolvimento de osteoartrite.

A predisposição genética também é uma importante causa de diversas doenças, e com a osteoartrite não é diferente. Se o indivíduo possui casos na família as chances de vir a desenvolver essa condição caso possua outros fatores de risco são altas. É válido lembrar que a idade avançada, especialmente, aliada ao sedentarismo e má qualidade de vida também é um fator tanto causal, como agravante dessa condição.

Tratamento

Existem diversas formas de tratamento para a osteoartrite, tanto mudanças de hábitos de vida, quanto uso de medicamentos para alívio da inflamação e, em casos mais graves, cirurgia. Já que a osteoartrite é uma condição que vai se agravando ao longo dos anos, é imprescindível que, assim que o diagnóstico for feito, o paciente já tome medidas a fim de retardar ao máximo a progressão da doença.

Existem formas de tratamento que não exigem medicamentos, pois a doença não está muito avançada e as dores e inflamações não estão muito fortes. Esse tipo de tratamento pode se dar através de hábitos, como praticar exercícios físicos de baixo impacto e balancear a alimentação, o que resultará na perda de peso. 

Outra medida não medicamentosa é o repouso, descansar a articulação que foi muito exigida é muito importante para que ela não se desgaste. Porém, o repouso em excesso pode ocasionar atrofia muscular, logo, o indicado é fazer intervalos de descanso de, no máximo, 24 horas em casos de crises agudas de dor.

O uso de órteses também é uma opção para esses casos em que é necessário um apoio a mais para manter o alinhamento das articulações e auxiliar na movimentação. Órteses são dispositivos externos anexados ao corpo a fim de proporcionar esse apoio. Elas consistem, basicamente, em cintas e talas fixadas nos membros que estiverem com desgaste articular. 

Já o tratamento medicamentoso é indicado quando as dores e a atividade inflamatória estão muito acentuadas. Para iniciar o uso de qualquer medicamento é preciso consultar um médico e receber prescrição para tal. Analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides são alguns tipos de medicamentos que, em geral, são utilizados nos casos de osteoartrite.

Cirurgia

O tratamento cirúrgico é feito quando nenhum destes outros procedimentos resolve completamente as complicações oriundas da osteoartrite. A cirurgia é recomendada com o intuito de preservar o paciente de futuras complicações mais graves e até mesmo deformações ósseas.

Existem diversos tipos de cirurgia para tratar osteoartrite de joelho. Uma delas é a remoção da sinóvia, ou seja, do revestimento que faz parte da articulação e pode ficar inflamado. Se ele for a causa principal dos processos inflamatórios é utilizado um artroscópio (haste metálica com lentes cilíndricas em seu interior) para realizar a extração.

Outro método cirúrgico é o realinhamento, ou seja, são utilizadas técnicas com o objetivo de restaurar o alinhamento que pode ter sido afetado durante o avanço da osteoartrite. 

Também podem ser feitas a substituição da articulação e enxertos de cartilagem. A primeira é realizada trocando a articulação original que está desgastada por uma artificial a fim de diminuir as dores que incomodam o paciente. Já a segunda, é caracterizada pelo enxerto de cartilagem na articulação desgastada, esse procedimento normalmente é feito quando a área afetada não é muito extensa.

Ver mais conteúdos
plugins premium WordPress
Abrir chat
Necessita de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?